Tribuna 10 em Cajazeiras às 08h01



Nesta quinta-feira (25) foi aprovado pela  pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de lei que obriga o uso de máscaras inclusivas em estabelecimentos comerciais da Paraíba que trabalhem com atendimento ao público.

As máscaras inclusivas  devem ser usados por pelo menos 5% dos colaboradores como forma facilitar a leitura labial por pessoas surdas oralizadas. O projeto é de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PSB).

A ação segue para sansão do governador João Azevêdo (Cidadania). O descumprimento da lei acarretará aos estabelecimentos advertência – em primeiro momento – e multa em caso de reincidência.


O valor da penalidade varia de 10 até 1.000 UFR-PB e cassação da licença para funcionamento. Os valores que venham a ser captados após aplicação das multas serão revertidos para o investimento de programas estaduais direcionados ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva.

O acessório, é feito de tecido, e possui uma abertura com transparência em que a boca pode ser vista. O acessório permite uma melhor comunicação entre os formadores/intérpretes e os instrutores surdos, promovendo assim a inclusão e assegurando o direito à comunicação.


Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu