Tribuna 10 com assessoria em Cajazeiras às 19h30
Na tarde desta sábado(20) a Diocese de Cajazeiras emitiu um decreto orientando a Abertura Gradual das Igrejas para as Celebrações Presenciais.
No documento dirigido a todo o clero, religiosos e leigos da Diocese de Cajazeiras, o bispo Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm., estabelece para o domingo, 05 de julho, 14º Domingo do Tempo Comum, a reabertura gradual das Igrejas para as Celebrações Presenciais (com 30% da capacidade do templo), ainda que com seu número reduzido.
Para o bispo, a decisão foi tomada “em sintonia com as autoridades sanitárias e com os decretos emanados pelo Poder Executivo, CONSIDERANDO as orientações da CNBB para as celebrações comunitárias no contexto da pandemia da Covid-19, RECORDANDO a responsabilidade e a autoridade do Bispo Diocesano de legislar no que se refere à vida, instituições e atividades da Igreja Diocesana e ATENTOS AO BEM QUE DEVE SER FEITO”.
“Confiantes na misericórdia do Senhor que “não nos deu espírito de timidez, mas de força, de amor e de bom senso” (2Tm 1,7), iniciaremos esse novo itinerário pastoral, necessário e provisório, para o bem de toda a nossa Igreja Particular”, afirma o bispo, destacando que “Será necessário, todavia, algum tempo até que alcancemos o integral restabelecimento da vida eclesial de nossas comunidades”.
Segundo o decreto, “Dada a diversidade de contextos no território diocesano e a complexidade do avanço da COVID 19 em algumas cidades, o Pároco, ouvindo o parecer das autoridades sanitárias, e em comunhão com o Bispo Diocesano, poderá estabelecer uma outra data que seja mais segura para a retomada gradual das atividades presenciais em sua Paróquia, desde que se observe todas as demais orientações deste Decreto”.
O bispo ainda renova a dispensa do preceito da Santa Missa Dominical os idosos, as gestantes e outras pessoas que, no contexto da pandemia, estão classificadas em situação de risco.
“Exortamos estes fiéis a se unirem espiritualmente com sua comunidade de fé na celebração da Eucaristia, através da rádio e de outros meios de comunicação disponibilizados pelas paróquias, e a oferecerem a Deus essa dificuldade, unidos em oração constante, pelo fim desta pandemia. Ficam também dispensados de presidir a missa com o povo os sacerdotes pertencentes ao mesmo grupo de risco”, orienta o decreto.
Para os matrimônios, batizados, confissões, unção dos enfermos, exéquias e adorações ao Santíssimo Sacramento, o bispo determina que os cuidados sejam redobrados e que os celebrantes e participantes sigam todas as orientações emanadas.
O decreto deixa claro “que este é o primeiro passo, experimental e provisório, no processo gradual de retomada das atividades presenciais em nossas igrejas e comunidades”.


0 Comentários até agora, adicione o seu