Tribuna 10 com assessoria em Cajazeiras às 19h30



Na tarde desta sábado(20) a Diocese de Cajazeiras emitiu um decreto orientando a Abertura Gradual das Igrejas para as Celebrações Presenciais.

No documento dirigido a todo o clero, religiosos e leigos da Diocese de Cajazeiras, o bispo Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm., estabelece para o domingo, 05 de julho, 14º Domingo do Tempo Comum, a reabertura gradual das Igrejas para as Celebrações Presenciais (com 30% da capacidade do templo), ainda que com seu número reduzido.

 Para o bispo, a decisão foi tomada “em sintonia com as autoridades sanitárias e com os decretos emanados pelo Poder Executivo, CONSIDERANDO as orientações da CNBB para as celebrações comunitárias no contexto da pandemia da Covid-19, RECORDANDO a responsabilidade e a autoridade do Bispo Diocesano de legislar no que se refere à vida, instituições e atividades da Igreja Diocesana e ATENTOS AO BEM QUE DEVE SER FEITO”.

“Confiantes na misericórdia do Senhor que “não nos deu espírito de timidez, mas de força, de amor e de bom senso” (2Tm 1,7), iniciaremos esse novo itinerário pastoral, necessário e provisório, para o bem de toda a nossa Igreja Particular”, afirma o bispo, destacando que “Será necessário, todavia, algum tempo até que alcancemos o integral restabelecimento da vida eclesial de nossas comunidades”.

Segundo o decreto, “Dada a diversidade de contextos no território diocesano e a complexidade do avanço da COVID 19 em algumas cidades, o Pároco, ouvindo o parecer das autoridades sanitárias, e em comunhão com o Bispo Diocesano, poderá estabelecer uma outra data que seja mais segura para a retomada gradual das atividades presenciais em sua Paróquia, desde que se observe todas as demais orientações deste Decreto”.

O bispo ainda renova a dispensa do preceito da Santa Missa Dominical os idosos, as gestantes e outras pessoas que, no contexto da pandemia, estão classificadas em situação de risco.

 “Exortamos estes fiéis a se unirem espiritualmente com sua comunidade de fé na celebração da Eucaristia, através da rádio e de outros meios de comunicação disponibilizados pelas paróquias, e a oferecerem a Deus essa dificuldade, unidos em oração constante, pelo fim desta pandemia. Ficam também dispensados de presidir a missa com o povo os sacerdotes pertencentes ao mesmo grupo de risco”, orienta o decreto.

Para os matrimônios, batizados, confissões, unção dos enfermos, exéquias e adorações ao Santíssimo Sacramento, o bispo determina que os cuidados sejam redobrados e que os celebrantes e participantes sigam todas as orientações emanadas.

O decreto deixa claro “que este é o primeiro passo, experimental e provisório, no processo gradual de retomada das atividades presenciais em nossas igrejas e comunidades”.

Compartilhar:
Alaninfo

ALEX GONÇALVES

Alex Gonçalves é radialista DRT4220-PB.Natural de São José de Piranhas, fomado em Letras pela UFCG. Atua no ramo de jornalismo há 15 anos, foi editor repórter do portal Radar Sertanejo durante nove anos.É funcionário público estadual desde 2010 e atualmente apresenta o programa Radar em Alerta na Terra Nova FM.

0 Comentários até agora, adicione o seu